registos de dinâmicas

uma das situações que desde há muito considero essencial na prática letiva são os registos do professor;

chamo registos ao conjunto de apontamentos sobre cada aula em particular, sobre a sua dinâmica e os seus diferentes acontecimentos, ao registo sobre acontecimentos e alunos individualmente considerados; portanto, para mim, os meus registos não se limitam a tabelas sobre classificação de alunos, faltas ou notas, são, essencialmente, apontamentos descritivos e qualitativos sobre cada aula;

de há alguns tempos a esta parte tenho utilizado ou o evernote ou as folhas de cálculo do google drive para os registos;
vão comigo para todo o lado, estão disponíveis em modo on e off line, permitem articulação fácil com outros suportes (por exemplo, a enviar informação a diretores de turma ou a encarregados de educação) e fazem com que não me esqueça de nada que é importante e que em função de processos de avaliação, se torna essencial recordar - para gerir com o aluno ou com o encarregado de educação; ou seja, os registos fazem com que tenha uma memória de elefante;

o apontamento de imagem que disponibilizo dá disso conta, do plano de registo aula a aula, coisa que faço para todas as aulas e que iniciei ontem;

geralmente escrevo depois das aulas, nas aulas faço apontamentos sobre o trabalho que se desenvolve, situações individuais ou particulares, são essenciais para conhecer cada aluno; não escrevo sempre sobre todos os alunos, escrevo sobre situações ou acontecimentos que destaco numa aula ou perante um aluno; torna-se inclusivamente engraçado perceber, quando se fala de avaliação, como foram valorizadas de forma bem diferente, entre a minha pessoa e os alunos:

são estes registos que me permitem criar processos de diferenciação na dinâmica e no trabalho do aluno; são os registos que me permitem monitorizar e acompanhar as diferentes situações de cada um;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

os próximos

regras

de regresso